Portuguese English French German Italian Spanish

Como chegar- Diamantina

digite sua "cidade-estado" para saber como chegar em Tiradentes!

Mapa abrirá com Km e tempo de percurso

Agenda Diamantina

Dezembro 2018
D 2a 3a 4a 5a 6a S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

Eventos Diamantina

Diamantina-MG

Diamantina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Os desbravadores chegaram por aqui em busca de ouro, mas logo perceberam que a vocação do lugar eram os diamantes, encontrados em profusão no leito dos rios.

Hoje, quem chega a Diamantina se surpreende com outras preciosidades. Umas forjadas pela mãe natureza, outras erigidas pelo homem, como marco de uma época fascinante. Combinação que garantiu à cidade o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, conferido pela Unesco.

O charme de Diamantina reside em sua arquitetura diferenciada. Apesar de fieis às linhas coloniais, os sobrados e casarões suntuosos retratam a mistura de culturas e costumes de portugueses, escravos e aventureiros.

Um dos cartões postais é a Casa da Glória. Na verdade são duas casas construídas em lados opostos da rua e unidas por um passadiço. A passagem elevada foi idéia das irmãs carmelitas, querendo livrar as internas dos olhares dos rapazes, ao atravessar de uma casa para outra.

Outra pérola é a Casa de Chica da Silva. Ampla e requintada, a construção é prova concreta do fascínio que a ex-escrava exercia sobre o amante, o todo poderoso João Fernandes de Oliveira, de quem ganhou este e outros mimos.

Assim como nas demais cidades históricas de Minas, as igrejas de Diamantina são pura arte e opulência. A mais rica é a de Nossa Senhora do Carmo, que abriga jóias raras como um órgão talhado a ouro e pinturas de José Soares de Araújo, gênio comparado ao Mestre Ataíde.

A especial atmosfera inspira uma das principais manifestações culturais de Diamantina. Na Vesperata, músicos se apresentam nas sacadas dos casarões coloniais sob os olhares embevecidos de moradores e turistas acomodados ao ar livre.

Esse mesmo cenário é palco de um dos melhores carnavais de rua do País,  recebendo milhares de foliões vindos de todas as partes do Brasil.
 
A terra de Juscelino Kubitschek tem encantos naturais como poucas. Espécie de visão milagrosa é a Gruta do Salitre, uma verdadeira catedral gótica esculpida pela natureza. Igualmente admiráveis são as cachoeiras Sentinela, da Toca, das Fadas e dos Cristais, com piscina natural e várias quedas d’água.

 

Descubra aqui no Portal outros atrativos dessa cidade.
Seja Bem-Vindo e Boa Navegação!

 

Em Diamantina