Portuguese English French German Italian Spanish

Como chegar- Mariana

digite sua "cidade-estado" para saber como chegar em Mariana!

Mapa abrirá com Km e tempo de percurso

Agenda Mariana

Abril 2019
D 2a 3a 4a 5a 6a S
31 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 1 2 3 4

Eventos Mariana

Ecoturismo

::Cachoeira do Brumado

Localizado a 22Km do centro de Mariana. Proporciona uma Belíssima queda D'água de 14 metros que forma um grande lago muito frequentado pelos cidadãos de mariana e turístas. localizado no Distrito de Brumadinho.

::Cachoeira Matadouro
Muito visitada pelos moradores e turistas, localizada a 4 km do centro.
Um lugar incrível com uma belissíma queda d'ágau de mias de 5 metros. Local este que está sendo socorrido pelos amantes e pessoas concientes da importancia de preservar um patrimônio natural como este.

 

::Pico do Itacolomi:

pq Itacolomi-Mariana 2pq Itacolomi-Mariana 2Para os índios, o pico era visto como o "filho da montanha". É fácil perceber isso: uma pedra maior, com outra menor ao seu lado.

Foi o marco para localização das minas de ouro pelos bandeirantes na região. Graças à visão proporcionada pelo Pico do Itacolomi, o bandeirante Antônio Dias de Oliveira  conseguiu localizar o Vale do Tripuí, em 1698. O pico foi o marco para os bandeirantes que deram início ao povoado do Vale do Tripuí, passando a Vila Rica, hoje Ouro Preto

Quase sempre encoberto por nuvens, se mostra imponente no cenário histórico de Ouro Preto. Devido às cadeias de montanhas, o pico não pode ser visto do Centro de Mariana, mas pertence ao território dessapq Itacolomi-Mariana 12pq Itacolomi-Mariana 12 cidade.

O Pico do Itacolomi está inserido na Serra do Espinhaço, dentro do Parque Estadual do Itacolomi.

A vegetação predominante do parque é de Mata Altântica e de Campos de Altitude, com destaque para os afloramentos rochosos e platôs com declives. No parque, existe a orquídea Habenaria itacolumia, espécie endêmica da região e que, até pouco tempo, havia sido dada como desaparecida, além das quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos.

Diversas espécies de animais silvestres, alguns ameaçados de extinção, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão-de-coleira (ave migratória) pq Itacolomi-Mariana 32pq Itacolomi-Mariana 32podem ser encontrados. Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos-mouriscos. Levantamentos identificaram mais de duzentas espécies de aves, como jacus, seriemas e beija-flores.

Existem vários rios que nascem no parque, escondidos nas matas, desaguando, na sua maioria, no Rio Gualaxo do Sul, afluente da Bacia do Rio Doce.

Nas partes mais elevadas, aparecem os campos de altitude com afloramentos rochosos, onde se veem as gramíneas, canelas-de-emas, sempre-vivas e ciperáceas que cobrem os campos de altitude, além de diversas espécies de orquídeas. Após uma caminhada de aproximadamente oito?km e duas horas de duração, chega-se à base do pico. A trilha é de nívelpq Itacolomi-Mariana 55pq Itacolomi-Mariana 55médio, pela extensão e tem subidas íngremes

::Eco Adventure Mariana

Passeios ecoturísticos a pé ou em jeeps adaptados aos atrativos da Região dos inconfidentes, que abrange as cidades de Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Catas Altas, Santa Bárbara, Acaiaca, Barra Longa e Diogo de Vasconcelos, além de percorrer os distritos com passeios em cachoeiras, city tours, visitas aos parques ecológicos, mirantes naturais e muitos outros atrativos. Os grupos serão levados por guias especializados em Educação Ambiental e Ecoturismo.

 

::Praça Gomes Freire

Mariana 296Mariana 296Um local de ponto de encontro de Mariana, ladeado por casarios do século XVIII faz desse espaço um excelente e agradavel local para passeio

A belíssima Praça Gomes Freire, em Mariana,  oferece aos cidadãos marianenses quanto aos turistasMariana 277Mariana 277 uma excelente opção de lazer e tranquilidade para as pessoas que a frequentam.

É comum aos fins de semanas, vovós, vovôs, pais e filhos curtirem a beleza e a tranquilidade da praça, onde ao redor existem várias comércios para saciar a vontade dos cidadãos, Bares, sorveterias, lojas de artesanato, vendedores de cachorro quente, restaurantes, pipoqueiros entre outros..

Um local realmente agradável para uma passeio em família.

 

 

 

 

 

 

Mina de Ouro

 ::Mina de Passagem

Mina da Passagem-Mariana 258Mina da Passagem-Mariana 258

O que se lê nos livros sobre a exploração do ouro em Minas Gerais pode ser visualizado na Mina da Passagem. Visitá-la é como viajar pela história, vivenciando a saga e a sina perigosa dos homens que procuravam pelo ouro no interior das montanhas mineiras.

 

Só desta mina foram retiradas aproximadamente 35 toneladas do precioso metal, desde o início de suas atividades, na primeira metade do século XIX, até 1984. Possui amplos salões, 30 quilômetros de túneis e lagos subterrâneos de águas cristalinas, onde é praticado o mergulho em caverna. Um pequeno trolley (espécie de vagão com bancos), usado pelos mineiros na época da exploração do ouro, leva o turista a mais de 120 metros de profundidadeMina da Passagem-Mariana 266Mina da Passagem-Mariana 266

Maior Mina de Ouro aberta a visitação do mundo, a Mina da Passagem guarda segredos e mistérios que encantam a todos. O cenário do interior da mina impressiona a todos. A temperatura é estável o ano todo, entre 17 a 20 graus Celsius.

As Minas da Passagem, a cinco minutos de Ouro Preto-MG, em direção a Mariana-MG,
está aberta para a visitação pública às segundas e terças de 9 às 17 horas, e quartas a domingos de 9 às 17:30 horas.


Origem das Minas da Passagem

Não é possível se traçar os rumos da história mundial do ouro sem se falar do "Ciclo do Ouro" brasileiro. Este período, muito bem definido na história brasileira, coincide com o Séc. XVIII, pois iniciou-se em 1965, com a primeira exportação economi

Mina da Passagem-Mariana 261Mina da Passagem-Mariana 261

camente significativa e findou por volta de 1800, quando o ouro passou a ocupar um plano secundário na economia nacional. Durante este período, a produção mundial de ouro foi de 1.421 toneladas métricas, tendo a capitania de Minas Gerais, praticamente Ouro Preto e Mariana, contribuído com 700 toneladas, ou seja, 50% do ouro produzido no período.

Mina da Passagem-Mariana 272Mina da Passagem-Mariana 272

Fotos:TurismoEstradaReal
Fontes:
Site: Prefeitura de Mariana
Site:
www.minasdapassagem.com.br

Em Mariana